No dia seguinte ao lançamento do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para disputar a Presidência da República pelo PSDB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou a derrota do prefeito José Serra, seu adversário em 2002, na disputa interna dos tucanos. Ao ser indagado se considera Alckmin um adversário difícil, Lula respondeu, rindo:
- Ele foi um adversário difícil para o Serra.
O governador paulista foi, porém, elogiado pelo presidente. Para Lula, Alckmin é um candidato à altura de disputar uma eleição presidencial.
- Tenho uma boa relação com ele, há muito tempo. Mas é uma decisão do PSDB. Eu só tenho que dar os parabéns - disse, ao fazer uma série de visitas a obras de habitação e infra-estrutura, em clima de campanha eleitoral, nas cidades de Aracaju e Itabaiana.
Lula disse também não temer uma batalha eleitoral com Geraldo Alckmin porque, no seu entendimento, uma campanha política não significa uma guerra, mas uma disputa democrática.
- Tenho profundo respeito e uma relação de amizade e convivência democrática com o governador Alckmin. Quem governa São Paulo pode se candidatar a qualquer outro cargo - disse, comparando a campanha a um campeonato de futebol.
- Quando estiverem definidos os candidatos é que começa a disputa, e a gente vê quem está mais preparado, quem tem mais tática, mais técnica. Vamos ter de esperar.
Deixe sua opinião