• Carregando...
Luiz Inácio Lula da Silva,  ex-presidente | Antônio Cruz/ABr
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente| Foto: Antônio Cruz/ABr
  • Gleisi Hoffmann (PT), senadora

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) saiu em defesa dos petistas condenados no julgamento do mensalão e fez críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em evento em Ribeirão Preto (SP) no último sábado. "Quando você indica alguém, está dando um emprego vitalício. Se o cidadão quiser fazer política, que fale ‘eu não aceito, não quero ser ministro, vou ser deputado’ e entre num partido político." Os ataques parecem ser o primeiro passo do plano estratégico dos petistas para o período de pré-campanha: o ex-presidente tomará a linha de frente dos embates públicos com os adversários. A ideia é criar a imagem de que sua sucessora e pré-candidata à reeleição, Dilma Rousseff, está concentrada na administração do país e na realização do evento esportivo.

Aliás...

A presidente Dilma Rousseff começa a semana sob fogo cruzado e enfrenta não só o rescaldo dos acontecimentos dos últimos dias como uma sequência de "abacaxis" para descascar. Além de ter de lidar com um apagão nacional, a prisão de mais mensaleiros, o retorno das manifestações de rua, a fuga de uma cubana do programa Mais Médicos e a crise com o PMDB, Dilma tenta se concentrar em sua campanha e evitar que os episódios atinjam sua imagem.

Banho-maria

O trabalho de deputados e senadores, retomado há uma semana e que deveria ganhar agilidade em razão do acúmulo de propostas que ficaram sem análise em 2013, será travado pelo calendário apertado e, sobretudo, pela disputa eleitoral. O governo federal, temendo aumento de gastos e mais desgaste eleitoral, promete manter a votação trancada.

Falecimento

O ex-deputado Adhemar de Barros Filho, filho do ex-governador de São Paulo Ademar de Barros, faleceu ontem, aos 84 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês desde 17 de novembro de 2013, devido a um linfoma do sistema nervoso central.

Agenda...

• Hoje – Os deputados paranaenses votam na sessão plenária o relatório final da CPI que averiguou a situação dos grandes devedores de tributos no Paraná. Segundo informações da Assembleia Legislativa, investigações realizadas pela CPI "não evidenciaram a existência de irregularidades e verificaram que os órgãos de arrecadação e controle do estado estão tomando providências cabíveis com o intuito de recuperar os valores devidos ao erário".

• Quarta-feira – O Congresso deve instalar quatro comissões mistas para analisar medidas provisórias editadas no fim do ano passado. Entre elas está a MP 629/2013, que transferiu R$ 1,95 bilhão da União aos estados e aos municípios a título de auxílio financeiro para incentivar exportações. Na pauta também está a discussão da MP que aumentou salários de servidores de vários órgãos, como o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), agências reguladoras e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Pinga-fogo

"Tivemos um engajamento forte das prefeituras e governos estaduais. Infelizmente, em relação a Curitiba não foi a mesma coisa. Tanto a administração do estádio quanto os governos locais não corresponderam."

Gleisi Hoffmann (PT), senadora, sobre a possibilidade de Curitiba ficar de fora dos jogos da Copa do Mundo por causa do atraso nas obras da Arena da Baixada.

Colaborou: Cristina Rios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]