O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou os planos de visitar o cubano Fidel Castro e vai tirar dez dias de férias, entre 5 e 15 de janeiro.
Uma fonte do Palácio do Planalto disse à Reuters que o local escolhido para descansar, pela primeira-dama Marisa Letícia, é uma praia no Guarujá, litoral paulista.
Lula planejava visitar Fidel Castro depois de participar da posse do presidente eleito da Nicarágua, o sandinista Daniel Ortega, marcada para dez de janeiro, mas desistiu também desse projeto.
``Não vou à posse na Nicarágua porque me convenci de que tenho de tirar dez dias de férias'', disse Lula a jornalistas neste sábado, durante visita à exposição do fotógrafo Ricardo Stuckert sobre a campanha da reeleição.
Durante as férias do titular, o vice-presidente José Alencar vai despachar no gabinete presidencial e coordenar o trabalho dos ministros, a pedido de Lula, segundo a fonte do Planalto.
``Alencar vai substituir Lula de maneira protocolar'', disse a fonte.
Constitucionalmente, o vice só assume o governo quando o titular viaja ao exterior ou se encontra impedido de exercer as funções. O impedimento pode ocorrer por razões médicas (João Figueiredo, em janeiro de 1985) ou durante processo de impeachment (Fernando Collor, de setembro a dezembro de 1992).
OTIMISMO
Lula falou com otimismo sobre o segundo mandato, que começa segunda-feira, ressaltando que ``a responsabilidade será maior'' nos próximos quatro anos.
``Poucos presidentes tiveram a felicidade de terminar um mandato numa situação tão boa como estamos terminando o primeiro mandato'', disse Lula na enrevista.
``Do ponto de vista da política, da economia e das políticas sociais as coisas deram certo; as pessoas estão podendo viver um pouco melhor'', prosseguiu.
O presidente se dissse otimista também em relação à crise de segurança pública no Rio, mesmo depois que a governadora Rosinha Garotinho rejeitou o envio ao Estado da Força de Segurança Nacional, oferecida pelo Ministério da Justiça.
``Não queremos nos intrometer, mas ofercer o que o governo pode em nível de inteligência e de força policial. Com o Sérgio Cabral (governador eleito, que assume segunda) nossa relação com o Rio vai ser muito melhor'', afirmou.
Lula chegou à exposição de fotos mancando muito da perna esquerda. Há três semanas ele torceu o pé esquerdo e teve de usar uma cadeira de rodas durante reunião da cúpula África-América do Sul, na Nigéria.
Na exposição de seu fotógrafo oficial, Lula se reencontrou com o menino Ewerton Conceição, 8 anos. Morador de Lauro de Freitas (BA), Ewerton é o menino que aparece no colo do pai passando a mão sobre a cabeça de Lula, na imagem mais divulgada em cartazes e filmes da campanha da reeleição.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ