A situação política na Bolívia e no Equador e a integração do Brasil com os países andinos são alguns dos assuntos a serem debatidos nesta terça-feira (30), em Manaus, na reunião de cúpula do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; da Bolívia, Evo Morales, e do Equador, Rafael Correa.
As negociações entre o governo boliviano e os oposicionistas ainda estão em aberto, já que na segunda-feira (29) acabou sendo adiada, para o próximo domingo (5), a reunião marcada entre os representantes para tentar resolver a situação. Outro assunto ainda não discutido pelas partes é a nova Constituição boliviana aprovada no ano passado e ainda não submetida a referendo popular.
Sobre a morte de camponeses em Pando, na segunda-feira (29) foi formada uma comissão de especialistas de todos os países que compõem a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para investigar a ocorrência.
Outro assunto em pauta é a aprovação, no último fim de semana, da nova Constituição do Equador, que traz entre as mudanças novas eleições para prefeitos e governadores e também alterações no modelo econômico.
De acordo com nota do Itamaraty, durante o encontro, Brasil e Venezuela deverão firmar novas linhas de cooperação.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano