O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (10) a imprensa por chamar o encontro com os novos prefeitos, que se realiza até esta quarta-feira (11), em Brasília, de um pacote de bondades para alavancar a possível candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff à Presidência da República em 2010.
Lula disse que ficou triste ao ver as manchetes dos jornais de hoje sobre o encontro, que reúne mais de 3 mil prefeitos na capital. "Fiquei muito triste porque estão abusando da minha inteligência. Pensam que o povo é marionete, vaca de presépio", disse, ao discursar para a platéia.
"Posso perder minha postura, mas não perco minha dignidade, meu caráter." Apesar da queixa dirigida à imprensa, Lula reconheceu que ela teve papel importante para sua eleição em 2002.
Ele argumentou que o objetivo do Encontro Nacional de Prefeitos é fortalecer a relação da União com as prefeituras e diminuir a burocracia de projetos e obras entre os entes federados.
"Esse encontro não é para criar facilidades, mas compromissos", justificou. Uma das medidas que o presidente anunciou no encontro foi a edição de uma medida provisória que permite s prefeituras refinanciar em até 20 anos dívidas com a Previdência.
Outra medida foi a liberação de uma linha de crédito no valor de R$ 980 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para compra de equipamentos, como tratores.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião