• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a abertura do 18º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, na noite desta terça-feira, para fazer uma crítica velada aos tucanos, que administraram São Paulo nos últimos 12 anos. Ao falar da necessidade de aprovação do Fundeb (fundo de valorização do ensino básico), Lula criticou o nível do ensino no estado, com base em reportagens publicadas em jornais paulistas.

- Vocês viram uma matéria nos jornais mostrando que o nível da educação em São Paulo, no ensino fundamental, não é grande coisa - disse Lula.

Falando para aproximadamente mil empresários, Lula prometeu encaminhar as reivindicações do setor, especialmente a criação de uma câmara setorial, reivindicada pelo presidente da associação, Paulo Solmucci Júnior. O presidente orientou o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, a coordenar os demais ministérios na discussão do assunto.

- Vamos chamar todos para tornarmos os nossos problemas menos problemas e as nossas soluções mais soluções - afirmou Lula.

O presidente, que chegou ao palco do evento acompanhado do comando da sua campanha, orientou os empresários a apresentarem sua pauta de reivindicações a todos os candidatos:

- Vocês precisam aproveitar agora que tem campanha eleitoral e cobrar de todo mundo, do mais humilde candidato ao presidente da República, porque as pessoas vão se comprometendo e fica mais fácil depois você cobrar delas.

Lula também criticou os atrasos de vôos no país desde que a Varig passou a cancelar vôos depois da venda da companhia aérea para a VarigLog. O presidente estava lendo o discurso e falando sobre os atrativos para os turistas no Brasil. Quando falou do controle da inflação, Lula interrompeu a leitura e disse:

- Com o índice de inflação não se surpreendem, mas com o adiamento de vôos se surpreendem.

O presidente falou sobre a diversidade da culinária brasileira e disse que o país deve "ganhar os turistas pelo estômago".

No congresso foi doado um cheque de R$ 115 mil para o Fome Zero. Nesse momento, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, que estava na platéia, brincou com o tesoureiro da campanha de Lula, dizendo para ele correr ao palco para receber a doação. Depois lamentou, ainda em tom de brincadeira, que a doação não fosse para a campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]