O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que é hora de falar abertamente sobre sexo em casa e nas escolas para combater a Aids e a gravidez precoce. Ao participar de comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, na Cidade do Samba, no Rio, o presidente sugeriu à ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, que no ano que vem seja comemorado na mesma data (8 de março) o Dia Nacional Contra a Hipocrisia. Como argumento, Lula lembrou que mais de 30% das meninas entre 15 e 17 anos que estão fora da escola desistiram de estudar por causa dos filhos.
- Você pode, Nilcéia, no Dia Internacional da Mulher fazer o Dia Nacional Contra a Hipocrisia. Hipocrisia porque muitas vezes nós deixamos de debater o tema por pura "minha mãe não gosta, meu pai não gosta, a Igreja não gosta" - criticou o presidente.
Lula disse ainda que muitas vezes as pessoas são modernas no discurso, mas não têm os cuidados necessários para conversar com os filhos. O presidente fez uma mea-culpa, admitindo que a advertência também vale para ele mesmo.
- Não tem como carimbar na testa do adolescente a hora que ele vai fazer sexo. Sexo é uma coisa que quase todo mundo gosta e é uma necessidade orgânica.
Na cerimônia, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), estimulou os homens a fazerem vasectomia. Segundo ele, que fez a cirurgia este ano, muitos homens deixam de procurar hospitais públicos por preconceito.
- Muitos homens não procuram o hospital porque acham que tudo vai mudar, mas eu fiz e posso garantir que não muda nada - disse o governador.
Lula bate bola com o governador do Rio, Sérgio Cabral, após assinar a liberação de recursos para os Jogos Pan-Americanos - Reuters
Após a celebração, que também marcou o lançamento do Plano de Enfrentamento da Feminização da Aids e outras DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), juntamente com a Campanha de Prevenção das DST/AIDS no Pan-americano, do governo federal, Lula e Cabral seguiram para o Maracanã, onde assinaram convênios para os Jogos. No estádio, os dois bateram bola, e o presidente cobrou pênaltis com o governador de goleiro.
O governo federal vai distribuir para os atletas dos Jogos Panamericanos kits com preservativos, camisetas e informações sobre como prevenir o HIV. A campanha terá o slogan "Vista-se nos jogos" e se estenderá até agosto, quando se encerram os Jogos Parapanamericanos.
Mais tarde, durante o lançamento de programa social do governo do Estado do Rio para assistir mulheres vítimas da violência doméstica, Lula afirmou que que o Brasil tem um "estoque de problemas" grande, com soluções difíceis, que só serão alcançadas com a ajuda da sociedade civil e da iniciativa privada.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura