O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, ao dar posse ao ex-ministro da Integração Nacional Pedro Britto (PSB) na Secretaria dos Portos, que a área de trabalho do novo ministro é essencial para a disputa dos mercados globalizados e que, por isso, tem que ter uma gestão profissional.
- Os portos não podem ser uma partilha dos partidos políticos, nem pode ser dirigido por quem não tem competência. Não existe ninguém que não pode ser mudado e tiraremos quantos sejam necessários para modenizar os portos - disse Lula.
Pedro Britto, que é afilhado político do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), disse que vai nomear nos portos brasileiros pessoas que conhecem a área e que podem "trazer para o Brasil as condições de operações internacionais".
Após a cerimônia, Pedro Britto afirmou que a prioridade da secretaria será a profissionalização pedida pelo presidente, para permitir que os portos tenham eficiência e assim garantam a competitividade dos produtos brasileiros.
- A decisão do presidente é muito clara, vamos profissionalizar os portos, então essa é a prioridade número um que vamos buscar, dotá-los (portos) de gestão profissional.
A nova secretaria tem orçamento de R$ 700 milhões e será responsável pela formulação de políticas e execução de medidas para o desenvolvimento dos 40 portos públicos brasileiros. Até então a administração dos portos era responsabilidade do Ministério dos Transportes.
Segundo Brito, além do orçamento, estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) R$ 2,7 bilhões para obras de infra-estrutura nos 12 principais portos do país até 2010.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa