O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Nova York na madrugada desta segunda-feira (24) e passou a manhã no apartamento do hotel onde está hospedado conversando com os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci.

CARREGANDO :)

Eles acertaram os últimos detalhes do discurso que fará amanhã na abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU).Sua agenda oficial teve início às 15h com o primeiro dos seis encontros bilaterais que terá nesta segunda (24), com o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, na sede da ONU.

Após o encontro com o polonês, o presidente Lula se reúne com o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Han Duck-soo, e com o presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta. A programação ainda prevê encontros com o presidente da República Tcheca, Václav Klaus, e com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

Publicidade

Com todos, de acordo com o ministro Celso Amorim, o presidente Lula vai tratar dos problemas de mudança de clima e conseqüências do aumento da poluição.

A questão da Organização Mundial de Comércio (OMC), a redução de subsídios agrícolas pelos países desenvolvidos para facilitar o acesso aos mercados pelos mais pobres e a necessidade de ampliação do Conselho de Segurança da ONU, também entrarão na pauta.

O encontro com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, está previsto para o início da noite. Depois, Lula participará de jantar oferecido pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a chefes de Estado e de governo, na sede da ONU.