• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve decidir nesta terça-feira (20) o nome do novo ministro da Agricultura. Na noite de segunda, o presidente do PMDB, Michel Temer, entregou a Lula uma lista com nomes de sete peemedebistas. Segundo Temer, a decisão ocorreria nesta terça.

Na segunda, Lula recebeu Temer, e o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), para discutir os nomes. Para evitar ser surpreendido por denúncias do escolhido, o presidente pediu um mais tempo para definir o nome do indicado à Agricultura.

A lista é composta pelos deputados Eunício Oliveira (CE), Fernando Diniz (MG), Moacir Micheletto (PR), Reinhold Stephanes (PR), Tadeu Filipelli (DF), Valdir Colatto (SC) e Waldemir Moka (MS).

Temer defendeu a idéia de Lula fazer consultas internas no governo. "Seria bom que o presidente fizesse, porque até amanhã ele teria certeza absoluta de que não tem problema nenhum", disse o presidente peemedebista.

Segundo o deputado Henrique Alves, Lula quer consultar, sobretudo, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues sobre o indicado. Dos sete, dois são engenheiros agrônomos (Micheletto e Colatto), dois são da bancada ruralista (Diniz e Moka), um tem bom trânsito entre os colegas (Filipelli) e Eunício Oliveira é ex-ministro de Lula, ocupou as Comunicações.

Stephanes, economista, foi ministro de Ernesto Geisel (1974-1979), Fernando Collor (1990-1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Tanto Temer quanto Alves evitaram demonstrar preferência por algum dos nomes aos jornalistas, mas, ao presidente, colocaram Stephanes no topo da lista.

A lista foi entregue pelo PMDB, após a desistência de Odílio Balbinotti, envolvido em denúncias de falsidade e uso de "laranjas" em transações financeiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]