Acompanhado pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e pela primeira-dama, Marisa Letícia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou na manhã deste domingo (22) na eleição nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).
Descontraídos, os três chegaram à sede do Diretório Nacional do partido, em Brasília, vestindo camisas vermelhas e votaram em uma urna especial instalada na capital brasileira para a votação de petistas de outros estados que trabalham em Brasília. Também votou na mesma urna o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho.
"Quando não têm grandes disputas o dia é tranquilo", disse Lula em referência ao pleito deste domingo. "O PT está hoje melhor, muito mais planejado, mais preparado", completou.
Os candidatos à sucessão do presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), são José Eduardo Dutra, de Sergipe, José Eduardo Cardozo (SP), Geraldo Magela (DF), Markus Sokol (SP), Iriny Lopes (ES) e Serge Goulart (SC).
Um milhão e 350 mil petistas estão aptos a votar nas eleições do PT. O pleito vai ocorrer em todo o país e será destinado à escolha dos novos dirigentes do partido para o período 2010-2012, entre os quais os presidentes nacional, regionais e municipais da legenda, além dos integrantes dos diretórios.
O cargo de presidente nacional terá uma importância adicional, pois o eleito terá como missão comandar o PT nas eleições presidenciais de 2010. A votação foi iniciada às 9h e está prevista para ocorrer até as 17h.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião