Após discordarem em declarações imprensa nos últimos dias, em especial sobre a concessão da licença ambiental para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, reuniram-se nesta segunda (28) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da lei que estabelece a Política Nacional de Mudanças Climáticas.
Ao final da reunião, Minc falou imprensa e, perguntado se ele e Lobão fizeram as pazes no encontro, afirmou que as pessoas não brigam, as ideias é que tem que brigar. O ministro do Meio Ambiente lembrou que os dois ocupam posições opostas em relação ao licenciamento ambiental.
Quem quer fazer as obras quer que elas aconteçam e é razoável isso, não acho que não seja razoável. Agora, nosso papel não é ser pautado apenas pelo ritmo de quem quer fazer, porque tem as leis, a saúde, os rios, os índios. Temos que ver os dois lados, afirmou.
Segundo Minc, ele e Lobão não conversaram sobre o assunto durante a reunião de hoje e o presidente Lula também não tratou do desentendimento público entre os ministros.
No último dia 23, o ministro de Minas e Energia disse que está praticamente mendigando ao Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a licença para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. A usina terá potência instalada de 11 mil megawatts, a segunda maior do Brasil, atrás apenas da Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná, que tem 14 mil megawatts.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast