Ao lado do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, em declaração conjunta à imprensa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a antecipação do pagamento ao Fundo Monetário Internacional (FMI) foi mais um gesto de demonstração da seriedade do governo no trato das finanças no país. Lula afirmou que a decisão foi acertada na terça-feira com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, antes do embarque para a Colômbia. O presidente lembrou que no ano passado, sem alarde, o Brasil não assinou o acordo com o FMI pois o país estava numa situação boa.
- Agora, temos outra decisão importante: devolver o dinheiro que no governo anterior foi tomado emprestado e não necessitávamos mais. Decidimos devolver US$ 14 bilhões que seriam devolvidos em 2007. Não tínhamos mais por que ficar com esse dinheiro pagando juros se as nossas reservas estão boas - afirmou Lula.
Na declaração à imprensa, essa foi "a primeira boa notícia" anunciada por Lula, que também comemorou a disposição do governo colombiano de negociar uma proposta de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) feita por Suíça, Espanha e França, a segunda boa notícia. A terceira, foi a vitória do São Paulo, que se classificou para a final do Mundial de Clubes da Fifa. Lula destacou que, embora o São Paulo não seja seu clube de coração, é o time de seu neto e de seu ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Deixe sua opinião