O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira (1º), em Foz do Iguaçu, que o programa Bolsa Família realizou um "milagre" ao aliar crescimento e distribuição de renda. A declaração foi dada durante um discurso de aproximadamente 45 minutos que encerrou a segunda edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local.
"Quando nós criamos o Bolsa Família, o que a grande imprensa brasileira dizia e alguns ditos especialistas do apocalipse era que o Bolsa Família era a consagração da miséria. Que eu estaria criando vagabundos, preguiçosos e que as pessoas que recebessem o Bolsa Família não iam queriam saber mais de trabalhar. Que, quando eu aumentasse o salário mínimo, eu estava fomentando a inflação. E que eu precisaria primeiro fazer a renda crescer, quando a renda crescesse, aí sim, a gente distribuída. E nós queríamos provar que, ao invés de crescer para distribuir, era preciso distribuir para crescer juntos. E foi o milagre que nós conseguimos fazer no nosso país", disse.
Em seu discurso, Lula fez uma retrospectiva dos pontos positivos de seu governo (2002-2010) e criticou a falta de cobertura do Fórum pela imprensa.
Aos jornalistas, esquivou-se de falar sobre as próximas eleições. "Eu não posso falar em eleição porque eu fui multado quatro vezes. Eu já tenho uma conta alta para pagar de multa, então não quero falar de eleição senão não vou ter dinheiro para ajudar na campanha da Dilma e da Gleisi", declarou.
Lula foi o último convidado a discursar no Fórum. Depois de sua fala, seguiu para um almoço. Ele deixaria o município às 16 horas, com destino a São Paulo.
Fórum
Realizado pela primeira vez no Brasil, o Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local recebeu o público recorde de 4.267 pessoas procedentes de 68 países de todas as regiões do mundo, segundo informações da Itaipu Binacional, uma das organizadoras do evento. Na primeira edição, em Sevilha, na Espanha, a organização registrou a participação de pouco mais de 1,2 mil pessoas.
Deixe sua opinião