• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, em seu programa de rádio Café com Presidente, que os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que Brasil "encontrou o seu caminho". Divulgada na sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há vários indicadores sobre a melhoria da renda e do trabalho do brasileiro. Entre eles, que o rendimento médio mensal dos trabalhadores aumentou 7,2% em 2006, atingindo o mesmo patamar registrado em 1999, estimado em R$ 883,00. Além disso, a taxa de ocupação (57%) foi maior do que as registradas desde 1996.

- Não tem retorno, o Brasil vai crescer, vai se desenvolver, vai gerar emprego, vai melhorar as condições de vida do povo - disse.

Lula se disse satisfeito ao dizer que os números sobre o Brasil estão melhorando.

- São mais crianças na escola, são mais jovens no ensino técnico, são mais jovens na universidade. Aumenta o número de trabalhadores com carteira profissional assinada, aumenta o número de contribuintes da Previdência Social, a renda do trabalhador aumenta, ele passa a ganhar um pouco mais, ou seja, o consumo aumenta. Tudo isso me deixa satisfeito - afirmou.

O presidente ainda disse que é possível dizer que a riqueza produzida pelo país está chegando a mais gente no país. Ele destacou ainda o crescimento do consumo e da economia em estados que antigamente não cresciam, como os do Nordeste. Segundo ele, isso é complementado pelo crescimento da produção industrial combinado com o crescimento da massa salarial.

A pesquisa do IBGE sobre o Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2007 mostra que a indústria cresceu 1,3% na comparação com o mesmo período de 2006. A renda dos trabalhadores cresceu 7,2% em relação a 2005, segundo a Pnad.

- A gente pode começar a dizer que está havendo um processo de distribuição de renda no Brasil e os números do IBGE demonstram isso claramente - disse.

Lula fez uma referência ao seu pronunciamento antes do Dia da Independência, quando avaliou ser o "o brasileiro mais satisfeito e o mais insatisfeito deste país". À época, Lula disse que tinha a "honra de liderar um processo muito especial de transformação do nosso querido Brasil, mas estou insatisfeito porque ainda há uma forte dívida social a resgatar com os mais pobres".

No programa, Lula também comentou a importância do programa de biocombustíveis que, segundo ele, é uma semente que dará muitos frutos .

O presidente está em viagem oficial à Espanha, onde se encontra nesta segunda-feira com o presidente do Governo, José Luis Zapatero, e com o rei da Espanha, Juan Carlos I.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]