O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (20), no congresso do PT que acontece em Brasília desde quinta-feira (18), que os preconceitos dos adversários contra a ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, são contra suas qualidades. Segundo ele, Dilma também sofre com o preconceito de gênero, que para Lula ainda existe no país.
"Não se iludam os maiores preconceitos não são pelos defeitos da companheira Dilma e sim pelas suas qualidades. Primeiro por ela ser mulher, porque ainda a mulher é tratada como objeto de segunda classe no país e isso é uma coisa que não muda por lei, ou pela Constituição, mas o que vai ajudar é a queda do preconceito", discursou.
Segundo Lula, "para conhecer as qualidades da Dilma é preciso conviver com ela, é preciso teimar com a Dilma". O presidente disse que é uma qualidade ela ser "dura e rigorosa" na administração pública.
"Quero saudar a companheira ministra e futura presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. Tive a oportunidade de constatar, como presidente da Petrobras, sua extrema competência, capacidade gerencial e o compromisso político. Mas, alem disso, percebemos da nossa candidata o seu profundo amor ao povo brasileiro e o compromisso com as transformações que o governo Lula está fazendo", disse o presidente da legenda, José Eduardo Dutra, na abertura do evento que lança a Dilma como pré-candidata do PT à presidência da República.