Em um momento em que o governo Dilma Rousseff é alvo de reclamações por não conseguir articular entre sua própria base aliada a votação da MP dos Portos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que "normalmente governantes não estão preparados para críticas". Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o petista disse que o chamado "conselhão" que ele criou em nível federal é uma lição para governantes porque os ensina a lidar com críticas.
"Normalmente o governante não está preparado para críticas. Ele se prepara para elogios", afirmou. Lula disse ainda que o maior legado de seu governo foi o relacionamento que estabeleceu com a sociedade. "O Estado é de todos, não de um partido ou de um governo", disse.Ao falar sobre política externa, o presidente também usou uma variação do slogan usado pelo PT em propagandas na televisão -"é possível fazer cada vez mais".
"Ainda tem gente no Brasil que não enxerga que o Brasil é um país que pode mais", disse.Um mote parecido também vem sendo empregado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), provável adversário de Dilma na disputa presidencial no ano que vem.