O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, durante cerimônia de assinatura de protocolo para a construção de uma siderúrgica no Ceará, que, depois que a Petrobras descobriu no campo de Tupi, em Santos, novas reservas de gás e petróleo, ele tem certeza de que Deus é brasileiro.
- Depois da descoberta da Petrobras, está ficando provado que Deus é brasileiro - discursou.
A edição desta semana da revista inglesa "The Economist" já havia feito afirmação semelhante ao abordar a descoberta da Petrobras.
A Companhia Vale do Rio Doce e a coreana Dongkuk Steel assinaram um memorando de entendimento para a construção da Companhia Siderúrgica Pecém, no Ceará. Serão investidos US$ 2 bilhões no projeto, cujo estudo de viabilidade deverá ser concluído nos próximos meses. A capacidade inicial da usina será de 2,5 milhões de toneladas anuais de placas de aço, com possibilidade de expansão para até 5 milhões. A intensão é que a futura usina seja inaugurada em 2010.
Roger Agnelli, presidente da Vale do Rio Doce, agradeceu o incentivo do governo federal. Inicialmente, a idéia era utilizar gás na produção, mas a Petrobras alegou que os custos seriam muito altos e não concordava com o investimento. Em vez de gás, a nova siderúrgica vai utilizar carvão. Segundo Agnelli, a emissão de CO2 será mínima.
Deixe sua opinião