O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, é inteligente e competente, “mas foi picado pela mosca azul”. A expressão se refere a pessoas deslumbradas com o poder. A frase foi dita em entrevista concedida a jornalistas estrangeiros. Estavam presentes veículos como o New York Times, dos Estados Unidos, e o espanhol El País.
A fala ocorre uma semana após o presidente, em plenária das centrais sindicais, criticar o juiz e a força-tarefa da Lava Jato sobre os prejuízos da operação à economia. Na ocasião, Lula disse que a Lava Jato era uma necessidade para o Brasil, mas perguntou se não era possível realizar o combate à corrupção sem causar desemprego.
Lula disse ainda que poderá atuar no governo como conselheiro enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) não decide em relação à sua posse como ministro-chefe da Casa Civil. O petista já está realizando conversas com deputados e senadores para impedir o impeachment da presidente Dilma.
Em relação à política econômica, o ex-presidente novamente defendeu uma ação do governo para a retomada do crescimento, com desonerações e uma aposta no mercado interno do país.
Governo quer limitar uso de armas por policiais e vincular verbas federais a novas normas
“Extremamente grave”, diz médico de Lula sobre sangramento e risco de morte
Indústria pede que Lula vete “jabutis” que encarecem conta de luz em 9%
Frente do agro cobra investigação imparcial sobre “ações isoladas” a Braga Netto