Rio (Folhapress e ABr) Na segunda solenidade de que participou ontem no Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as realizações dos três primeiros anos de seu governo proporcionarão ao Brasil "dez anos de crescimento".
A cerca de 150 empresários reunidos na abertura do 25.º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), o presidente disse que, "da parte do governo", o processo eleitoral do ano que vem não resultará em "nenhuma medida para colocar em risco a estabilidade" econômica do país.
"Não tenho dúvida nenhuma. O que nós conseguimos fazer nesses três anos vai possibilitar que este país possa ter pelo menos dez anos de crescimento. Não depende de ninguém a não ser de nós. Somente nós é que podemos fazer isso", afirmou o presidente, que abandonou o discurso escrito e falou de improviso, por 45 minutos, a cerca de 150 empresários.
Pela manhã Lula participou da cerimônia de batismo da plataforma P-50 da Petrobrás, em Niterói (RJ), e disse que a inauguração da obra é o cumprimento do desafio de recuperar a indústria naval brasileira.
"Os trabalhadores e empresários têm todo direito de continuar reivindicando e reclamando coisas, mas, pelo amor de Deus, o passo que nós demos foi fantasticamente extraordinário. Não apenas produzimos navio de plataforma, como estamos dispostos a disputar concorrências internacionais com aqueles que um dia pensaram que nós não tínhamos competência para produzir essas coisas", afirmou.
Lula destacou que o país precisa de infra-estrutura e energia para atrair os investidores nacionais e internacionais. Sobre o setor energético, ele informou que 15 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia vão ser construídos até 2007.
Deixe sua opinião