O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente José Alencar ficaram reunidos por mais de duas horas nesta segunda-feira para discutir o reajuste dos salários dos militares. Mas, segundo assessores, a reunião ainda não foi conclusiva e, nesta terça-feira, Lula vai se reunir com os ministros da área econômica, Antonio Palocci, da Fazenda, e Paulo Bernardo, do Planejamento, para continuar discutindo o assunto.
Na semana passada, José Alencar e representantes das Forças Armadas e da equipe econômica discutiram o reajuste, mas não chegaram a acordo. A equipe econômica apresentou uma proposta abaixo da sugerida por Alencar. Os militares cobram uma reposição de 23%, que foi prometida no ano passado pelo então ministro da Defesa, José Viegas.
Diante do argumento da equipe econômica de que não há recursos para pagar os 23%, Alencar propôs dividir o aumento em duas parcelas: 13% neste ano e 10% a partir de janeiro de 2006. A equipe econômica argumenta que os 13% neste ano representariam R$ 1,2 bilhão de gasto.