• Carregando...

Sem agenda oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o domingo (16) na Espanha para passear.

Lula foi a Segóvia, cidade a 87 km de Madri, acompanhado pela primeira-dama, Marisa Letícia. Os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, do Turismo, Marta Suplicy, e o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, circularam pela capital espanhola.

A visita privada de Lula se concentrou na fortaleza do Alcázar, principal atração turística da Segóvia, na região de Castela e Leão, no centro da Espanha.

O casal percorreu as principais salas da fortaleza, onde se interessou pelas armaduras medievais e pelo processo de reconstrução da fortaleza desde que ela foi atingida por um incêndio em 1862. Alguns turistas brasileiros reconheceram o presidente e tiraram fotografias com ele.

Lula e Marisa passearam a pé durante quase uma hora pelas ruas estreitas do centro histórico de Segóvia, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, até chegar à Praça Maior. Depois, foram à catedral, a última do período gótico na Espanha, e ao aqueduto romano, de 2 mil anos idade. Passeio culinário

O presidente e a primeira-dama foram à hospedaria que tornou célebre o cozinheiro Cándido López, "Maior Garçom de Castela", título referendado pelo rei Juan Carlos da Espanha.

O cardápio incluía um aperitivo a base de presunto ibérico, acompanhado de feijões brancos e do leitão novo assado tradicional de Segóvia, bem passado a pedido de Dona Marisa, com vinhos da Ribeira do Douro.

Lula e Dona Marisa foram recebidos pelo filho e o neto do fundador do antigo restaurante. Os anfitriões, Alberto e Cándido López, realizaram a cerimônia tradicional de fatiar o leitão novo com a borda de um prato, a fim de demonstrar o ponto da textura da pele e a maciez da carne, para em seguida lançar a peça ao ar em sinal de celebração e alegria.

Segundo o dono do restaurante, Lula pediu ao fotógrafo oficial da comitiva que tirasse fotografias de todo o processo e depois dele com os leitões assados e a família de Cándido.

Lula assinou o livro de visitas e deixou a dedicatória: "Prezado Cándido, cumpro a tradição com grande prazer e desfrutamos com alegria de sua hospitalidade e de sua deliciosa cozinha".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]