O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou na manhã desta terça-feira (3), no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, a reunião com vários ministros para discutir a proposta que o Brasil levará à 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15). A principal polêmica a ser resolvida pelo governo é a definição de uma meta de redução de emissões brasileiras de gases de efeito estufa até 2020. O encontro mundial ocorrerá em Copenhague, na Dinamarca, no mês que vem.
Minc propõe que o Brasil reduza o crescimento projetado de suas emissões de gases do efeito estufa em 40% até 2020, incluindo uma redução de 80% no desmatamento da Amazônia. Outros setores do governo - incluindo a Casa Civil - têm restrições ao número, que condiciona o desenvolvimento do País ao uso de tecnologias de baixo carbono.
Participam da reunião os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc; da Casa Civil, Dilma Rousseff; das Relações Exteriores, Celso Amorim; de Minas e Energia, Edison Lobão; da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; da Agricultura, Reinhold Stephanes; e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, além dos secretários-executivos do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Emendas: a nova decisão de Dino e o impacto político para o governo Lula; ouça o podcast