O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início nesta terça-feira à sua primeira visita de Estado ao Reino Unido. Ele foi recebido pela rainha Elizabeth II no Regimento da Cavalaria - para os ingleses, a Horse Guard. É a tropa que dá proteção à rainha.

CARREGANDO :)

Depois de passar as tropas em revista, Lula percorreu de carruagem, juntamente com a rainha, um trajeto de cerca de dez minutos até o palácio de Buckingham, a residência oficial da família real. Atrás, em outras carruagens vinham Dona Marisa Letícia, o marido da rainha, o duque de Edimburgo, e os ministros que integram a comitiva brasileira. O trajeto foi feito ao som do Hino Nacional Brasileiro.

Lula e comitiva ficarão hospedados no palácio de Buckingham durante os três dias da visita. Na quarta-feira, o presidente fara um discurso no Parlamento , uma mensagem curta, de apenas dez minutos, que servirá tanto para as questões discutidas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas, como nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Publicidade

Ainda nesta terça-feira, o presidente visita uma exposição de peças brasileiras da coleção da realeza inglesa. Ele também vai receber os líderes da oposição David Cameron, do Partido Conservador, e Manzi Campbell, do Partido Liberal Democrata. À noite, a rainha oferece um banquete em homenagem ao presidente.