Depois de visitar seis países do continente africano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na manhã deste sábado (10) para São Paulo. O desembarque está previsto para as 19h20 (horário de Brasília) no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista. Lula deve seguir direto para o Hospital Sírio Libanês para uma visita ao vice-presidente José Alencar, que está internado com diagnóstico de hipertensão. Ainda em Johannesburgo, antes do embarque, Lula disse que estava preocupado com o estado clínico de Alencar.
Um repórter perguntou se o problema de saúde do vice era um dos motivos da antecipação da volta. O presidente afirmou que sim, que era um dos motivos. Se o Brasil ganhasse a Copa do Mundo, Lula voltaria logo depois do jogo para dar tempo de receber o time campeão no Palácio da Alvorada, na segunda-feira. Se a seleção brasileira fosse vice-campeão, Lula só retornaria na manhã de segunda.
Convidado de honra da Fifa para acompanhar a partida final da Copa da África do Sul, Lula decidiu antecipar o retorno após a eliminação do Brasil nas quartas de final pela Holanda. A ausência do presidente brasileiro no evento irritou cartolas da Fifa, assim como suas declarações a favor de mandatos de no máximo oito anos para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comandada por Ricardo Teixeira há 21 anos.
Na noite desta sexta, num jantar oferecido pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, Lula conversou com o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Ele evitou dar detalhes da conversa, apenas relatou que voltará a se encontrar com Blatter em setembro, possivelmente no Brasil.
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Após derrota do governo com o Pix, grupo vai acionar Nikolas Ferreira na Justiça; assista
Governo publica MP que proíbe taxar Pix e o equipara ao pagamento em espécie