O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta segunda-feira, à Embaixada do Sri Lanka, mensagem se solidarizando ao povo do país, no primeiro aniversário da tsunami, ocorrido dezembro de 2004. Na mensagem Lula ressaltou a 'onda de solidariedade' que se seguiu após a tragédia e reafirmou o compromisso de colaborar com a recuperação do país.
Leia a íntegra da mensagem do presidente:
'Ao completar-se um ano da tragédia do tsunami, que tanta perda de vida causou ao Sri Lanka e aos demais países atingidos, reitero ao Governo e ao povo cingaleses os sentimentos de consternação e amizade do povo brasileiro.
É com um sentimento de esperança, que verifico que, após aquela onda de destruição, seguiu-se outra onda, ainda mais poderosa: a da solidariedade.
Por meio de ajuda em escala inédita, a comunidade internacional vem apoiando os esforços das autoridades do Sri Lanka para superar esse trauma profundo e promover a recuperação das populações afetadas.
O Brasil juntou-se a esse movimento global enviando missão técnica de caráter humanitário para contribuir à superação do impacto social e humano sofrido por tantos povos e países amigos.
A determinação dos sobreviventes em retomar suas vidas, partindo muitas vezes do zero, é exemplo e inspiração para todos que acreditam na capacidade humana de vencer obstáculos e desafios.
Reafirmo, em nome do povo e do Governo brasileiros, o compromisso em colaborar, de maneira fraterna, para a plena recuperação do Sri Lanka.
Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República Federativa do Brasil"
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast