• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou temas polêmicos em discurso sobre a crise política atual, durante a solenidade para entregar diplomas de alfabetizados do programa Mova Brasil, em Angicos, no Rio Grande do Norte. Ao falar para milhares de pessoas, ele jogou um balde de água fria na disputa entre os nove estados brasileiros que reivindicam a instalação de uma refinaria de petróleo, briga que é mais acirrada entre Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Aos muitos manifestantes que pediam a refinaria, o presidente disse que não faria promessas vãs e que a iniciativa vai depender de estudos técnicos e de grandes parcerias, como a que está sendo estudada com o governo da Venezuela, o único que até o momento se mostrou interessado na iniciativa.

Lula reafirmou ainda a importância do programa de produção de biodiesel para o desenvolvimento da região Nordeste.

- O Brasil tem condições, mais do que qualquer outro país do mundo, de através da produção do álcool e do biodiesel dar ao Nordeste brasileiro uma dimensão de desenvolvimento por meio da agricultura familiar que jamais essa região conheceu.

Durante o discurso, o presidente pediu aos populares que evitassem vaias, contendo as manifestações de protesto contra a governadora Wilma Faria (PSB) e os senadores Garibadi Alves (PMDB-RN) e Fernando Bezerra (PTB-RN).

- Esqueçam as desavenças políticas - disse o presidente.

O Mova Brasil está em execução em cinco estados e a aluna mais famosa da turma de Angicos é Maria Leonor Freitas Nascimento, que tem 103 anos e aprendeu agora a ler. Apesar do clima de festa, a crise política que o pais atravessa foi lembrada nas faixas que cercavam a comunidade. Em uma delas, estava escrito: 'A esperança venceu o medo e o trabalho vence a crise'.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]