Depois de se reunir com 16 governadores aliados e arrancar um compromisso do PT em favor de um governo de coalizão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se encontrar agora em dezembro com os tucanos Aécio Neves, governador reeleito de Minas Gerais, e com José Serra, governador eleito de São Paulo. O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, confirmou neste domingo que Lula vai procurar os dois políticos do PSDB. O próprio Lula tem elogiado os dois tucanos, afirmando que tem uma relação "histórica" com eles.
Na semana passada, Lula já havia sinalizado que gostaria de ter uma conversa institucional até mesmo com o presidente do PSDB, Tasso Jereissati. A tentativa de aproximação tem sido vista com cautela pela cúpula tucana, até porque Lula, ao mesmo tempo que faz declarações propondo o diálogo, afirma que os adversários devem deixar de fazer oposição até 2010.
Em dezembro, o presidente vai retomar as conversas com todos os governadores, mas, particularmente, com Aécio Neves e José Serra. Eles terão função distinta no próximo período: ambos são candidatos à Presidência (em 2010) e apontam compromisso com o país. O presidente vai conversar pessoalmente com os dois disse Tarso Genro ao GLOBO.
Deixe sua opinião