Depois de se reunir com 16 governadores aliados e arrancar um compromisso do PT em favor de um governo de coalizão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se encontrar agora em dezembro com os tucanos Aécio Neves, governador reeleito de Minas Gerais, e com José Serra, governador eleito de São Paulo. O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, confirmou neste domingo que Lula vai procurar os dois políticos do PSDB. O próprio Lula tem elogiado os dois tucanos, afirmando que tem uma relação "histórica" com eles.

CARREGANDO :)

Na semana passada, Lula já havia sinalizado que gostaria de ter uma conversa institucional até mesmo com o presidente do PSDB, Tasso Jereissati. A tentativa de aproximação tem sido vista com cautela pela cúpula tucana, até porque Lula, ao mesmo tempo que faz declarações propondo o diálogo, afirma que os adversários devem deixar de fazer oposição até 2010.

— Em dezembro, o presidente vai retomar as conversas com todos os governadores, mas, particularmente, com Aécio Neves e José Serra. Eles terão função distinta no próximo período: ambos são candidatos à Presidência (em 2010) e apontam compromisso com o país. O presidente vai conversar pessoalmente com os dois — disse Tarso Genro ao GLOBO.

Publicidade