O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, agora tarde, da inauguração de mais um laboratório de pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As instalações são destinadas a pesquisas com vírus.
O novo prédio e os equipamentos custaram R$ 19 milhões, repassados pelo governo federal. São nove laboratórios, para ações de pesquisa e vigilância de doenças causadas por vírus, como dengue, febre amarela, hepatites, rotavirose, sarampo, rubéola e gripe.
As informações são do governo federal. Segundo a Fiocruz, o complexo será um dos maiores laboratórios de pesquisa da América Latina, com três andares e 6 mil metros quadrados de área construída.
No mesmo evento, será lançada a Campanha Nacional da Semana Mundial da Amamentação. O lema da campanha deste ano é Nada mais natural que amamentar. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a média de aleitamento dos bebês no Brasil é de 10 meses, quando o ideal seria por mais de dois anos.
Da Fiocruz, Lula segue para a zona portuária do Rio, onde vai participar do lançamento do livro Lula na literatura de cordel, de Crispiniano Neto, na Academia Brasileira de Literatura de Cordel.