O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (16) que é importante aumentar a arrecadação, mas "gerar empregos é mais importante." Nesta manhã, a Receita Federal anunciou a quinta queda consecutiva na arrecadação de impostos do governo federal. Mesmo assim, o presidente afirmou que a União continuará ajudando os municípios.
Questionado sobre a possibilidade de uma redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre geladeiras, fogões e máquinas de lavar, mesmo com a queda de arrecadação o presidente indicou que haverá a redução.
"Neste momento eu sei que a arrecadação é importante, mas sei também que gerar empregos é mais importante, porque quanto mais empregos estivermos gerando mais arrecadação nós vamos gerar. Portanto, é um jogo de ousadia e nós vamos tomar todas as medidas que precisarmos tomar", afirmou.
As afirmações foram feitas após um evento de promoção dos novos oficiais generais das Forças Armadas, em Brasília. Lula também disse que, mesmo com a arrecadação em queda, as prefeituras terão garantidos seus repasses pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos volumes repassados no ano passado.
"Em relação a essa queda de arrecadação eu já falei para vocês [jornalistas] que eu sou otimista. Eu acho que a arrecadação começa a dar sinais de recuperação e nós não poderíamos permitir que os municípios, que são a parte mais fraca dos entes federados, fossem as grandes vítimas. Ou seja, nós vamos garantir, e isso é extremamente sagrado, que na pior das hipóteses eles recebam o que receberam no ano passado, que foi um ano muito bom", afirmou.
Deixe sua opinião