• Carregando...
Intenção de voto em Dilma aumentou após anúncio que ela tem câncer | Paulo Whintaker/Reuters
Intenção de voto em Dilma aumentou após anúncio que ela tem câncer| Foto: Paulo Whintaker/Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu, em Ancara, capital da Turquia, que não tem planos de participar das eleições em 2010. "Meu mandato termina no dia 31 de dezembro de 2010", frisou ontem. Mas, pela primeira vez, deixa a porta aberta para uma eventual candidatura sua às eleições presidenciais de 2014. Segundo ele, isso seria legal perante a Constituição e lembrou que, na política, tudo é possível.

Petistas especulam que o projeto de Lula seria voltar ao poder em 2014 "nos braços do povo", e não partir para a briga por um terceiro mandato. Mesmo tendo desistido de emprestar apoio ao fim da reeleição e à ampliação do mandato para cinco anos, Lula sabe que se conseguir deixar a herança no Palácio do Planalto para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), em 2010, não haverá nenhum empecilho para uma futura candidatura.

Lula está convencido de que pode emplacar Dilma e vai insistir nesse plano. Só mudará de ideia se for obrigado pelas circunstâncias. Para o presidente, o fato de a ministra anunciar o tratamento que faz para combater um câncer no sistema linfático pode até mesmo humanizá-la.

Pesquisa

A solidariedade já aparece em pesquisa encomendada pelo PT, mostrando o crescimento das intenções de voto da mãe do PAC. Dilma Rousseff tem 19% das intenções de voto, contra 36% do governador tucano José Serra (PSDB), segundo pesquisa VoxPopuli, encomendada pelo PT. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 7 de maio, após o anúncio do tratamento de câncer linfático da ministra. Ciro Gomes (PSB) aparece com 17%. Em relação a maio de 2008, Dilma subiu 10 pontos; Serra caiu 10 pontos; e Ciro caiu seis pontos.

No cenário com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), Ciro Gomes (PSB) sai na frente, com 23%. Dilma aparece com 21%, contra 18% de Aécio. Com Ciro e Serra fora do páreo, Dilma aparece em primeiro, com 25% das intenções de voto, seguida por Aécio (20%) e Heloisa Helena (16%). Se a disputa for apenas entre Serra e Dilma, o tucano (48%), desbanca Dilma (25%). A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em todo o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]