• Carregando...
Lula e Dilma: orientações para pré-candidata ser mais “direta e simples” | Ricardo Moraes/Reuters
Lula e Dilma: orientações para pré-candidata ser mais “direta e simples”| Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Brasília - A oposição comemorou a intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha da pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff (PT). Segundo reportagem de ontem do jornal Folha de S. Paulo, o presidente teria se reunido na última sexta-feira com a ex-ministra para pedir a ela que fosse mais "direta e simples" nas entrevistas para a tevê. Para Lula, a petista estaria sendo muito "técnica".

O presidente segue confiante de que vai eleger Dilma sua sucessora, mas confidenciou a aliados que ela precisa melhorar seu desempenho nas entrevistas à tevê e rádio. Na avaliação de Lula, não houve nada grave nessa fase, mas há erros que não podem se repetir daqui para frente, principalmente nos debates eleitorais. Por isso, segundo o jornal, o presidente teria orientado Dilma a se dedicar, nesse período de pré-campanha, a treinamentos para entrevistas.

Líderes oposicionistas ironizaram o pedido de Lula ao afirmar que Dilma terá de passar por uma "escolinha" para tentar fazer sua candidatura deslanchar. "[Dilma] não sabe se portar como candidata e precisa aprender. Vai ter de aprender também a governar, a ser presidente? É isso que nós estamos esperando?", questionou o presidente do PPS, Roberto Freire (PE).

O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), disse que Lula terá que reconhecer que errou ao escolher Dilma como sua candidata. "Tirou a rodinha, ela não consegue andar só. O Lula achava que ia conseguir transformá-la, mas não conseguiu. Nós estamos satisfeitos em ver quem ela é de verdade."

Trapalhadas

A oposição classifica de "trapalhadas" alguns comportamentos de Dilma nos últimos dias, como a postura da pré-candidata durante entrevista ao programa "Brasil Urgente", na TV Ban­­­deirantes –quando esteve muito nervosa. Outro tropeço, segundo a oposição, foi colocar em sua página pessoal uma foto de Norma Bengel na sessão de sua biografia.

"Ela tentou incluir na sua biografia a participação numa passea­­ta colocando a figura da Norma Bengel fazendo as vezes dela. Isso é um absurdo. Ou ela não participou da passeata ou, se participou, não era tão importante que merecesse fotografia ou registro", disse Freire.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]