Durante sua passagem pela Espanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que sua candidatura a reeleição nas eleições de 2006 ainda é incerta. O presidente, que votou contra a reeleição do presidente da República na elaboração da Constituição, em 1988, prefere a extensão do mandato para cinco anos a partir de 2010.
Ainda assim, Lula não descartou a possibilidade de ser candidato.
- Não estou preocupado com a reeleição. Quando chegar o momento certo, vamos decidir. Tenha eu 90% ou 0% de apoio, vou tomar a decisão com base na minha consciência. Tenho restrições à tese da reeleição no Brasil - disse.
Antes de seguir para a Itália, Lula disse que não está preocupado com seus índices de popularidade. Ele se queixou de "muita leviandade" nas denúncias que desencadearam a crise política que, segundo ele, "está chegando onde tinha que chegar":
- Aquilo que for verdade vai aparecer como verdade. O que for mentira, vai aparecer como mentira. Houve muita leviandade, muita insinuação, mas poucas vezes na história o Brasil teve três CPIs funcionando sem que houvesse qualquer intromissão do governo.
Na sexta-feira, foi divulgada uma pesquisa do Ibope que revelou queda nos índices de desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os índices de aprovação ao governo e confiança no presidente apresentaram uma pequena melhora, que está dentro da margem de erro de 2,2%.
Segundo a pesquisa, realizada de 11 a 13 deste mês, 46% dos entrevistados aprova o governo, contra 45% na pesquisa de setembro. Os que desaprovam o governo são 46%. Em setembro, eram 49%. Os que consideram o governo ótimo ou bom são 30%, segundo o Ibope. Em setembro, eram 29%. Os que achavam o governo regular eram 36%. Agora, são 41%. O índice dos que achavam o governo ruim ou péssimo era de 32%. Agora, é de 28%.
A pesquisa registrou também um pequeno aumento na confiança no presidente. O índice dos que confiam em Lula subiu de 44% para 46%. A desaprovação caiu de 51% para 49%.
Foram ouvidos 2.002 eleitores em 143 municípios do país.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura