O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) vai produzir, a partir de junho, uma coluna mensal a ser distribuída pela agência de notícias do jornal The New York Times. Segundo o site do Instituto Lula, a coluna abordará política e economia internacional, além de iniciativas de combate à fome no mundo. De passagem por Nova York, Lula fez palestra para investidores promovida pelo banco BTG Pactual e foi homenageado, junto com o presidente de Mianmar, Thein Sein, no jantar anual do prêmio "Em Busca da Paz", promovido pelo International Crisis Group. Ontem, o ex-presidente se reuniu com Michael Greenspon, diretor-geral do serviço de notícias do NYT, e fechou contrato, cujos valores não foram divulgados. A empresa vinha negociando a distribuição de artigos de Lula desde 2011. A assessoria de Lula informou que o contrato não prevê a obrigatoriedade da publicação dos artigos do ex- presidente no jornal.
Contra a PEC da Impunidade
Antonina, no litoral do estado, se mobilizou na tarde de ontem para se manifestar contra a polêmica PEC 37. Uma audiência pública sobre o assunto foi realizada no Teatro Municipal e contou com a presença de comerciantes, estudantes, líderes religiosos e políticos da cidade. Cerca de 300 pessoas participaram da audiência.
Tradição gaúcha
A Assembleia Legislativa do Paraná tem agora uma Frente Parlamentar em Defesa das Tropeadas, Cavalgadas e CTGs (Centros de Tradição Gaúcha). A Frente conta com 22 deputados e tem como coordenador o peemedebista Anibelli Neto.
Escolhido
O polêmico projeto que torna Silas Malafaia cidadão honorário de Curitiba já tem seu relator na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara. O escolhido foi o vereador Pier (PTB). A comissão é encarregada de analisar a constitucionalidade e legalidade do projeto, antes de ele ser votado em plenário. O parlamentar tem até a próxima terça-feira para entregar seu relatório, e diz que vai se ater na questão legal, independentemente do mérito. Entretanto, ele já adianta que se sente "desconfortável" em dar um título de cidadão honorário ao pastor, por suas posições consideradas homofóbicas.
Terceirização
A prefeitura de São José dos Pinhais determinou o fim das terceirizações de funcionários para cargos em que haja processo de concurso público aberto. A decisão do dia 12 de abril prevê que os contratos com empresas de terceirização de mão de obra não serão mais renovados. Isso só cabe para os casos de cargos em que há concurso previsto. Segundo informações da prefeitura da cidade, a decisão atinge principalmente a Secretaria Municipal de Saúde, que possui o maior número de servidores terceirizados.
Voto de minerva
Uma situação rara se repetiu duas vezes no mesmo dia na Assembleia Legislativa do Paraná. Ontem, duas votações terminaram empatadas, e foi preciso o voto decisivo do presidente. Na CCJ, Nelson Justus (DEM) determinou o resultado de 6 a 5 que derrubou o projeto que previa a instalação de pedagiômetros nas praças de pedágio no estado. Já no plenário, Valdir Rossoni (PSDB) definiu em 17 a 16 o placar que derrubou uma emenda do PT a uma proposta que envolvia a Polícia Militar. Ambos, claro, votaram seguindo a orientação do governo.
Pinga-fogo
"Eu sou a favor de uma reforma política que, na verdade, reduzisse o número de partidos políticos. O número mais reduzido de partidos pode ajudar a própria democracia brasileira."
Michel Temer (foto 2), vice-presidente da República.
Colaboraram: Guilherme Voitch, Chico Marés e Euclides Lucas Garcia.