Curitiba O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Ciro Gomes, ministro da Integração Nacional, membro do conselho de administração da Itaipu-Nacional, com mandato até maio de 2008. Com a decisão, publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira, Ciro deixa de representar a Petros no Conselho de Administração da Acesita. O ministro Silas Rondeau (Minas e Energia) faz parte do mesmo conselho que ao todo é formado por seis brasileiros e seis paraguaios.
"Será uma rica troca de informações. De um lado, o Ciro vai fazer a transposição do Rio São Francisco e nós podemos contribuir com os dados da implantação do Parque Tecnológico de Itaipu. De outro, o ministro tem uma grande experiência a colocar em serviço", afirmou o diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek.
Ciro receberá uma remuneração não divulgada. Em fevereiro de 2003, o jornal "Folha de S.Paulo" publicou reportagem mostrando como a participação de ministros em conselhos de estatais era usada para aumentar seus salários. Na ocasião, o governo afirmou que regulamentaria esse tipo de atuação, para que elas fossem mais criteriosas. Isso acabou não acontecendo.
Em novembro deste ano, outra reportagem informou que os ministros Antônio Palocci (Fazenda), Dilma Rousseff (Casa Civil) e Jaques Wagner (Relações Institucionais) já haviam acumulado R$ 743 mil em "extras" por participar de conselhos de estatais. Pela legislação em vigor, o pagamento por participação é de 10% do salário dos diretores das empresas. Há pelo menos 12 reuniões por ano.
Uma apuração do jornal Valor Econômico estimou que o valor do "jetton" dos conselheiros de Itaipu chega a R$ 12,5 mil por mês. A publicação lembra ainda que, quando Ciro Gomes foi nomeado para o cargo de conselheiro da Acesita, ele decidiu não receber mais a quantia referente às suas três aposentadorias, como ex-prefeito, ex-deputado e ex-governador.
Para Samek, no entanto, a imprensa deveria ter vergonha de se preocupar com esse tipo de questão. "O presidente Lula nunca declarou que deixaria de fazer uma nomeação caso ela fosse positiva para o país. A presença do Ciro contribuirá em muito para traçar caminhos promissores no setor", finalizou.
Deixe sua opinião