O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu aproveitar parte de suas férias no Guarujá, litoral de São Paulo. Ele está junto com familiares na base militar do Forte dos Andradas, na praia do Monduba, perto da Praia do Tombo. Em seu primeiro dia na praia, Lula correu à beira mar, nadou, brincou com um neto, jogou baralho com a mulher e viu TV na companhia de um filho.
Segundo o G1 apurou, Lula chegou ao local na segunda-feira (3) à noite. Oficialmente, o Comando Militar do Sudeste informa que a chegada foi no início da tarde de terça (4).
No sábado (1), Lula passou a faixa presidencial à nova presidente, Dilma Rousseff, em cerimônia em Brasília. Em seguida, viajou para São Paulo e, à noite, já estava em São Bernardo do Campo (cidade vizinha à capital paulista), onde tem apartamento.
O Forte dos Andradas foi um dos destinos preferidos do ex-presidente durante suas férias no Palácio do Planalto (ele descansou no local em 2007 e em 2010, por exemplo). Lula foi presidente de 2003 a 2010.
No primeiro dia, corrida à beira mar, baralho e Corinthians
Lula viajou com a esposa, Marisa Letícia, e o filho caçula, Luis Claudio, na noite de segunda-feira, debaixo de muita chuva. O trecho de São Bernardo do Campo até a Baixada Santista, apesar do mau tempo, foi feito em cerca de uma hora.
Quando chegou ao Guarujá, por volta das 20h, foi direto para a base militar. A praia, com extensão de pouco mais de 400 metros, tem acesso restrito aos militares e aos membros de uma associação de amigos, mas foi reservada para o ex-presidente até o próximo dia 18 de janeiro.
Segundo Luis Claudio, Lula acordou muito cedo nesta terça-feira (antes dele) e foi direto para a praia. Na faixa de areia, trotou durante 40 minutos, alternando entre caminhadas e pequenas corridas. Logo depois entrou no mar para se banhar. Após o almoço, Lula e o filho ficaram assistindo a programas de televisão.
"Ele viu um pouco de noticiário de política na TV, mas também assistimos aos programas esportivos para saber as últimas do Corinthians", contou Luis, que, como o pai, é corintiano.
À tarde, a família cresceu. Marcos, outro filho de Lula, e o neto Thiago chegaram ao local. Só com a praia e o hotel militar, as opções de lazer não são muitas. Visitas estão proibidas. Nesta quarta, Lula e a família devem fazer um passeio na área interna do Forte dos Andrades para conhecer os túneis que levam até os canhões e que eram utilizados para proteger a entrada do estuário de Santos.
Segundo Luis Claudio, Lula ainda não sabe quando volta para São Bernardo. O mau tempo pode antecipar os planos de retorno para casa. "Vamos ver se o tempo melhora. Hoje (terça) até que fez um pouco de calor, apesar de não ter aquele sol forte. Ou então ficamos até quando o meu pai tiver pique", disse.
Por volta das 12h desta terça, Luis Claudio escreveu no Twitter que a família está curtindo a praia dentro da base militar. "Aeeeee saiu um solzinho aqui no Guaruja... com direito a banho de mar... são os Lulas voltando a seu habitat normal rs rs rs", diz ele na mensagem.
Inelegibilidade de Caiado embaralha ainda mais a disputa pela presidência em 2026
Oposição e juristas questionam prisão de Braga Netto sem indícios atuais de obstrução
Lula diz que Braga Netto tem direito à presunção de inocência que ele não teve
Governo prioriza emendas de PL e Centrão ao liberar R$ 7,3 bi na última semana
Deixe sua opinião