Em meio a uma greve dos funcionários do INSS em todo o país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu propor a unificação das carreiras dos servidores públicos dos Três Poderes. Em reunião na manhã desta terça no Palácio do Planalto com os presidentes da Câmara, Aldo Rebelo, do Senado, Renan Calheiros, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, ficou acertado que será criado um grupo de trabalho para elaborar um plano de cargos e salários unificado para o funcionalismo do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
Um plano de cargo e salários é um dos itens da pauta de reivindicações dos servidores do INSS. Eles também pedem melhores condições de trabalho e de atendimento à população.
Segundo o porta-voz André Singer, a proposta de Lula pretende valorizar o servidor, constituindo uma carreira única no serviço público federal. Na avaliação do presidente, isso permitiria que a administração tivesse um servidor público mais eficente, valorizado e bem remunerado. O porta-voz não informou se a proposta vai significar um aumento salarial para todas as categorias nem um impacto nas contas da União, já que o Legislativo e o Judiciário pagam salários superiores ao do Executivo.
Singer disse que não foi definido um prazo para apresentação da proposta, mas o grupo de trabalho começa a funcionar imediatamente, sob coordenação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que também participou de reunião, além do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais