No encontro que terá com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, nesta segunda-feira (3), em Ponta Porã (MS), Luiz Inácio Lula da Silva pretende "aperfeiçoar ainda mais a relação Brasil e Paraguai". Entre os assuntos em pauta, está a construção de uma linha de transmissão para que o país vizinho possa utilizar mais energia de Itaipu.
"[A construção é] um investimento que vai custar por volta de US$ 400 milhões, para garantir o fim do apagão em Assunção e outras cidades. E eu penso que esse encontro do presidente Lugo comigo vai permitir que a gente possa assinar novos acordos", afirmou Lula em seu programa semanal de rádio, "Café com o presidente".
Outro destaque do programa foi a comemoração dos 37 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa). Ao falar sobre o trabalho da Embrapa, Lula afirmou que o órgão revolucionou a agricultura brasileira.
"A Embrapa é aquilo que a gente pode dizer 'o motivo de orgulho' para todos nós brasileiros. Ela fez uma revolução na agricultura brasileira, garantindo desenvolvimento do agronegócio, mas também garantindo o desenvolvimento da agricultura familiar", disse o presidente.
Lula destacou o trabalho da empresa na produção de alimentos no país e afirmou que o governo fez um "PAC na Embrapa" mais dinheiro para contratar pesquisadores e proporcionar viagens para países em locais como América Latina, América Central e África. "Sou daqueles governantes que acredita que a soberania de um país está intimamente ligada à capacidade produtiva de alimentos daquele país. E o Brasil tem um potencial excepcional, extraordinário, e o Brasil precisa levar em conta aquilo que ele aprendeu com a Embrapa e levar para outros países do mundo", afirmou o presidente.