O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (7), em Dar es Salaam, que vai conversar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que o governo agilize o perdão da dívida de US$ 246 milhões que o país tem com o Brasil. A dívida data dos anos 1980 e, segundo o presidente da Tanzânia, Jakaya Mrisho Kikwete, o dinheiro foi tomado emprestado com a finalidade de construir uma rodovia.
O anúncio foi feito durante o discurso de Lula na Feira Internacional de Comércio de Dar es Salaam. É a primeira vez que um presidente brasileiro visita a Tanzânia, quarto país que o presidente esteve na viagem que faz nesta semana a seis países da África.
Em Cabo Verde, primeiro país visitado nesta viagem, Lula anunciou também o perdão da dívida da ex-colônia portuguesa com o Brasil, no valor de US$ 5,1 milhões.
Depois da Tanzânia, Lula seguiu para a Zâmbia, onde se reúne nesta quinta-feira (8) com autoridades locais e empresários. Depois, o presidente vai para a África do Sul, onde assistirá à final da Copa do Mundo entre Espanha e Holanda e receberá as chaves do próximo Mundial, que ocorrerá no Brasil, em 2014.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA