Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o colega norte-americano George W. Bush, que faz um giro pela América Latina começando pelo Brasil.
Do lado comercial, o foco do encontro será a cooperação no setor de etanol. Do ponto de vista político, Bush deve tentar neutralizar a influência de Hugo Chávez, presidente da Venezuela, na América Latina.
Os movimentos do presidente norte-americano em São Paulo, única cidade brasileira que visitará, estão cercados por um forte esquema de segurança. Até agora, é dado como certo que ele visitará na sexta-feira, em conjunto com o presidente Lula, um terminal da Transpetro, empresa de transporte da Petrobras, em Guarulhos, na Grande São Paulo. No local, poderá receber informações sobre o armazenamento e distribuição de álcool.
Em seguida, os dois presidentes terão reunião e almoço no hotel Hilton, na zona Sul de São Paulo, quando devem assinar e divulgar um memorando bilateral de cooperação na área de biocombustíveis.
Bush visitará também a ONG Meninos do Morumbi, que atende crianças carentes com cursos gratuitos de música, segundo o Consulado norte-americano em São Paulo.
O giro de Bush inclui ainda Uruguai, Colômbia, Guatemala e México. A visita será a segunda que o presidente americano fará ao Brasil. Ele esteve antes no país em novembro de 2005, em Brasília. No dia 31, Lula e Bush voltarão a se encontrar, desta vez em Camp David, residência de campo dos presidentes norte-americanos, num contexto considerado ``mais íntimo'' por se tratar de um local isolado.
Veja os temas políticos da semana:
SEGUNDA-FEIRA
- O presidente Lula recebe Achim Steiner, diretor-executivo do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, com a ministra Marina Silva. Steiner também fará palestra em São Paulo na Bovespa na quarta-feira.
- O presidente do PT, Ricardo Berzoini, será recebido por Lula no final da tarde, quando deve levar as reivindicações do partido para o novo ministério que vem sendo articulado pelo presidente.
TERÇA-FEIRA
- Reunião dos 27 governadores com o presidente Lula, que tem a reforma tributária como um dos focos. Governadores devem reivindicar desconcentração de receitas. Medidas destinadas à segurança pública também devem fazer parte da conversa.
- Na Câmara, deve ocorrer reunião dos líderes dos partidos para tratar sobre reforma política. Entre os temas que devem ir à votação estão medidas provisórias, o projeto que prevê o fim do voto secreto e planos na área de segurança. Sobre o PAC, nenhum relator apresentou parecer ainda.
- O Senado tem em pauta três medidas provisórias que autorizam a abertura de créditos extraordinários para ministérios e órgãos.
QUARTA-FEIRA
- O presidente Lula vai ao Rio de Janeiro assinar a liberação de 100 milhões de reais para obras dos Jogos Pan-Americanos. Participa de evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher.
QUINTA-FEIRA
- O presidente George W. Bush chega a São Paulo. Horário previsto: 19h30. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, oferecerá um jantar para a secretária de Estado Condoleezza Rice.
- O presidente da República Federal da Alemanha, Horst Khoeler, tem encontro com o presidente Lula no Palácio do Planalto. Khoeler, que fica no país de 6 a 12 de março, visitará também Foz do Iguaçu, São Paulo, Recife, Olinda e Manaus. A Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa e o Brasil é o maior mercado para as exportações alemãs na América do Sul.
SEXTA-FEIRA
- Lula e Bush encontram-se em São Paulo. Pela manhã, visitam terminal da Transpetro, em Guarulhos, e depois participam de um almoço. Em seguida, Bush segue para o Uruguai.
DOMINGO
- O PMDB realiza convenção para escolher seu presidente. Estão na disputa o deputado Michel Temer, atual presidente da sigla, e Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal.