O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe nesta segunda-feira (13) o prêmio Don Quijote de La Mancha. Em sua primeira edição, o prêmio será concedido ao presidente pela iniciativa de oferecer o ensino da língua espanhola em todas as escolas públicas e privadas. Até 2011, todas as escolas públicas terão de oferecer cursos de espanhol no País. Mas há ainda um déficit de mais de 12 mil professores de espanhol no País.
O prêmio será dado pela Fundação Santillana e pela Junta da Comunidade de Castilla-La Mancha, em cerimônia amanhã em Toledo, na Espanha. O escritor mexicano Carlos Fuentes também será premiado por seu trabalho de difusão da língua espanhola.
Em Toledo, Lula ainda se reunirá com o primeiro-ministro da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero. A crise financeira dominará a pauta, ainda que o Itamaraty garanta que temas como etanol, a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) e questões de imigração também entrarão na agenda. A parceria Estratégica Brasil-União Européia, que deve ser assinada em dezembro no País também deve ser discutida.
A programação termina com um jantar privado oferecido pelo Rei da Espanha, Don Juan Carlos I. Na terça-feira (14), Lula viaja para a Índia.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo