O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o novo presidente da Câmara, Aldo Rebelo, nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto. Lula acompanhou a votação pela televisão e vibrou muito com o resultado. O ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, chorou. Para o presidente e seus principais interlocutores, a eleição de Aldo foi simbólica. Em nota divulgada no início da noite, Lula cumprimentou o amigo e ex-ministro e disse que quer manter com o Legislativo "um diálogo independente, construtivo e respeitoso".
"Quero cumprimentar o novo presidente da Câmara, Aldo Rebelo, e reiterar o meu respeito pela decisão soberana dessa Casa. Estou seguro de que continuaremos a manter - Legislativo e Executivo - um diálogo independente, construtivo e respeitoso, sempre voltado ao legítimo interesse da sociedade e ao aperfeiçoamento das instituições democráticas brasileira", disse Lula na nota.
O ministro Jaques Wagner disse que a vitória provou que o governo não está morto.
- Disse ao presidente Lula: ganhamos essa eleição sem vender a alma, a minha e a do governo. Diferentemente do que alguns pensavam, não estávamos mortos - disse Jaques Wagner.
Já o chefe de Gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, disse que essa eleição é simbólica para o governo. Ao saber do resultado, ele fez sinal de positivo e foi ao encontro de Jaques Wagner.
- Estamos muito felizes. É uma eleição simbólica porque é importante ter uma relação independente com o Legislativo, mas uma relação adequada - disse Gilberto Carvalho.
Interatividade
Você acha que a escolha de Aldo Rebelo para a presidência da Câmara dos Deputados foi a mais acertada? Dê sua opinião na enquete
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião