Na cerimônia de inauguração da nova sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu aos ataques que vem sofrendo dos adversários e afirmou que em algumas situações "a leviandade e o jogo fácil das palavras predominam sobre a verdade". Segundo Lula, muitas vezes homens públicos entram para a História pelo que seus inimigos disseram sobre eles.
- De vez em quando enveredamos pelo caminho do julgamento fácil. Não passaremos pela História apenas por aquilo que fizemos; não passaremos também apenas por aquilo que não fizemos. Muitas vezes, e a História já provou isso, passaremos para a História por aquilo que alguns mal-intencionados falarem que fizemos - disse Lula.
Nesse momento do discurso, o presidente aproveitou uma declaração do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim. O ministro afirmou que o povo brasileiro quer resultados e que as autoridades serão julgadas no futuro não por suas intenções, mas pelo que fizeram ou deixaram de fazer.
- Fica na História o que não fizemos e por isso pagaremos - disse Jobim.
Em seu discurso, Lula voltou a citar o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Segundo ele, somente 50 anos depois a obra de JK é reconhecida.
- Sabe Deus o que esse homem passou durante o seu mandato de presidente para ser reconhecido 50 anos depois. Isso porque muitas vezes predomina a leviandade, ao invés da verdade; porque muitas vezes predomina o jogo fácil das palavras do que a verdade, que sempre é mais difícil - disse Lula.
Na solenidade, Lula defendeu a Justiça do Trabalho, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a nova sede do TST, que custou R$ 202 milhões aos cofres públicos. O presidente disse que o prédio foi construído sem denúncia de desvio de recursos públicos e afirmou que "a gente não pode julgar um pomar por uma laranja apodrecida". Na defesa da CLT, o presidente disse que o fim dessa legislação "seria a barbárie, e não uma conquista para os trabalhadores."
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião