Brasília (Folhapress) – Dizendo-se "calejado" no momento em que enfrenta a pior crise política de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ao ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill (1874–1965). Disse, durante a posse de Luiz Marinho no Ministério do Trabalho, que as conquistas somente vêm por meio de "lágrimas, suor e sangue".

CARREGANDO :)

Ao assumir o governo em 1940, frente à ameaça da invasão nazista na Segunda Guerra Mundial, Churchill fez um famoso discurso no qual oferecia ao povo britânico "sangue, trabalho, lágrimas e suor". Lula falava que o governo está "preparado" para enfrentar o trabalho, as viagens e as críticas da imprensa. "Mas todos nós estamos calejados, preparados. Eu digo sempre o seguinte: nós nunca tivemos momentos fáceis na nossa vida, nunca. Eu não conheço um momento na minha vida em que uma conquista não foi às custas de sacrifício, com lágrimas, suor, sangue. E é assim."

Assim como fizera um dia antes diante de sindicalistas, o presidente voltou a citar nominalmente o PT, acusado de pagar mesadas a partidos da base aliada em troca de apoio no Congresso. Segundo Lula, o momento do partido é "histórico, importante e decisivo".

Publicidade

Diante de dirigentes sindicais e de ao menos 30 ministros, que em após a posse de Marinho participaram da décima reunião ministerial de seu governo, o presidente disse aos presentes para não se preocuparem com as "cobranças", pois, segundo ele, elas devem ser usadas como "alerta".