Pesquisa do instituto Vox Populi, divulgada na noite desta quinta-feira pelo Jornal da Band, na TV Bandeirantes, mostrou que a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin, caiu para 10 pontos percentuais, a menor diferença entre os dois. O petista aparece com 42% das intenções de voto contra 32% do tucano. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontospercentuais. Em junho, a diferença era de 13 pontos.
O Vox Populi ouviu 2.003 eleitores em 121 municípios entre os dias 8 e 10 de julho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 10736/2006.
A senadora Heloisa Helena (PSOL) aparece com 7% e o senador Cristovam Buarque (PDT), com 1%. Os votos brancos e nulos somaram 7% e não souberam ou não quiseram opinar, 11%.
Levantamento do Vox Populi feito entre os dias 23 e 24 de junho mostrava o presidente com 45% e Alckmin com 32%. Heloisa Helena tinha 5% das intenções de voto e Cristovam o mesmo 1%.
- Já tem segundo turno e nem começou a campanha. Isso porque eu só sou conhecido por 51% da população - comemorou Alckmin, ao comentar os números no gabinete do presidente do PSDB no Congresso, senador Tasso Jereissati (CE).
O detalhamento da pesquisa ainda nao foi divulgado. A diferença entre as intenções de voto de Lula (42%) e dos demais candidatos (40%) fica dentro da margem de erro, tornando possível a realização do segundo turno.
Para o tucano, ainda há muito espaço para ele crescer.
- Lula vai disputar sua quinta eleição e eu nunca disputei uma eleição fora de São Paulo - disse Alckmin.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião