• Carregando...
Mujica: ex-presidentes teriam se encontrado pouco antes da posse  de uruguaio e conversado sobre a situação no Brasil. | Marcos Brindicci/Reuters
Mujica: ex-presidentes teriam se encontrado pouco antes da posse de uruguaio e conversado sobre a situação no Brasil.| Foto: Marcos Brindicci/Reuters

O ex-presidente do Uruguai José Mujica afirmou, em um livro escrito por dois jornalistas uruguaios, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o mensalão e que viveu o episódio “com angústia e um pouco de culpa”. No livro “Una oveja negra al poder” (Uma ovelha negra no poder, em tradução livre), de Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, o ex-presidente do Uruguai relata que Lula lhe disse: “Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens”.

O caso foi revelado pelo jornal O Globo nesta quinta-feira (7). A reportagem teve acesso às páginas do livro em que Mujica conta que Lula comentou o caso do mensalão em uma visita ao brasileiro algumas semanas antes que assumisse o mandato no Uruguai.

De acordo o livro, Mujica diz que Lula lhe justificou. “Essa era a única forma de governar o Brasil”. Mujica defende o brasileiro, dizendo que grandes políticos tiveram que recorrer a mecanismos semelhantes – e que este seria “o preço infame das grandes obras”.

“[Lula] é um dos sujeitos mais brilhantes da América Latina e dos líderes internacionais que eu mais escuto”, afirmou.

Dilma

O ex-presidente do Uruguai afirma que Lula sempre esteve pronto para dar-lhe conselhos, e que devido a essa proximidade soube que Dilma Rousseff seria indicada para concorrer à presidência do Brasil antes que isso se tornasse público. “Ele a inventou”, disse. Segundo a publicação, Mujica desejava “profundamente” que Dilma fosse eleita.

Oposição

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), afirmou que vai apresentar um requerimento de convite para que o ex-presidente do Uruguai José Mujica fale sobre o caso. “A acusação é muito séria, até porque é a própria esquerda brasileira que trata Mujica como uma espécie de mártir e coloca sua índole acima de qualquer suspeita. Se ele diz que o ex-presidente Lula, não só confirmou ter conhecimento sobre o mensalão, como admitiu que era a sua única forma de governar o país, isso coloca em xeque toda a tese que o inocentou do esquema”, defende Caiado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]