O presidente Lula estará amanhã no Paraná e trará a tiracolo a ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff. Os dois participarão da inauguração da primeira fase da ampliação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na Grande Curitiba. Em seguida, visitarão duas empresas da área de tecnologia uma em Curitiba e outra em Londrina.
O roteiro no Paraná segue a estratégia do PT de fazer o máximo de inaugurações antes de Dilma deixar o governo, no início do mês que vem. A exposição da ministra ao lado do presidente no estado faz parte da tentativa de melhorar a imagem da ministra e, consequentemente, os índices de intenção de votos nela na Região Sul. É no Sul do país onde ela tem o pior desempenho (24%) ao lado do Sudeste, segundo a pesquisa Datafolha divulgada no fim de fevereiro. Nas duas regiões, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a corrida pré-eleitoral com 38%.
Lula e Dilma deverão estar acompanhados de outros quatro ministros, dois deles paranaenses: Paulo Bernardo (Planejamento), Reinhold Stephanes (Agricultura), Miguel Jorge (Desenvolvimento) e Franklin Martins (Comunicação).
A agenda da comitiva inicia às 10 horas, com a inauguração da Unidade de Produção de Propeno da Repar. As obras de ampliação da refinaria, que inclui outras 18 unidades, são o maior investimento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Paraná, com US$ 5,4 bilhões de investimentos previstos até 2012.
À tarde, Lula e Dilma visitam a fábrica da Positivo Informática, em Curitiba e, em seguida, viajam a Londrina para inaugurar o complexo da empresa Contact Center na cidade.
A presença do presidente Lula e, principalmente de Dilma Rouseff, pode servir para encaminhar a aliança do PT com o PDT no Paraná. Porém, o senador Osmar Dias (PDT), pré-candidato ao governo estadual, nega que a visita ajude a construir a parceria. "A agenda é de presidente da República. A conversa de alianças pode ser feita em Brasília a qualquer momento", disse ontem Osmar.
Deixe sua opinião