O deputado federal José Guimarães (PT-CE) disse nesta segunda-feira (27) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva interferirá na disputa à Prefeitura de Fortaleza para evitar que os aliados se dividam na próxima eleição municipal. "O presidente Lula não deixará a aliança se quebrar", declarou o deputado, que está costurando a manutenção da aliança no Estado, em uma união que vem enfrentando graves problemas.
Apesar de haver decisão de que o nome que encabeçará a chapa em Fortaleza é do PT, o governador Cid Gomes (PSB) e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) não se entendem sobre quem será o candidato. Há cinco pré-candidatos.
No dia 10 de março, segundo o deputado, o presidente do PT, Rui Falcão, desembarcará em Fortaleza para dar prosseguimento aos entendimentos com o PSB, evitando qualquer tipo de rompimento. "Os presidentes do PT e do PSB, Rui Falcão e Eduardo Campos, estão indo aos Estados pacificar onde há problemas. Já estiveram por exemplo, em Bmelo Horizonte", comentou Guimarães, ao informar que é intenção do partido anunciar o "nome de consenso" até o dia 17 de março. Ele não quis opinar, no entanto, que nome seria esse.
"Nós vamos trabalhar para manter a aliança entre o governador Cid Gomes e o PT. Essa tensão é natural, é própria da eleição e a presidente Dilma não se envolverá nisso. Só o presidente Lula" declarou o deputado. Ele disse que as conversas de bastidores hoje entre os aliados foram todas normais, sem qualquer tipo de problema. "Até o dia 17 temos boas condições de construir uma unidade e pacificar os partidos", comentou.
Diante do questionamento da imprensa sobre a possibilidade de um rompimento entre PT e PSB, Guimarães respondeu: "Como vamos romper uma aliança destas que está dando certo para o Ceará? Só um louco poderia pensar nisso. A aliança será mantida e nós vamos trabalhar muito para manter PT, PSB, PMDB e PCdoB juntos, para não se distanciarem em Fortaleza. Se não fizermos isso, estaremos dando um tiro no pé. Se distanciarmos, desagrega o projeto de constituir a ideia da aliança nacional".
O deputado Guimarães disse que "é natural" que o presidente Lula interfira na eleição de Fortaleza. "Ele interfere até na escolha da liderança da bancada. Imagina se não vai interferir na eleição de Fortaleza? Lula é comandante e será sempre a maior liderança do PT", disse o deputado.
Para Guimarães, a prova de que a situação está bem encaminhada é a presença da prefeita Luizianne e do governador Cid Gomes no mesmo palanque, ao lado da presidente Dilma. Havia rumores de que Luizianne não iria à cerimônia realizada hoje de inauguração de uma estação do metrô porque era uma obra de Cid Gomes e que o governador não iria ao projeto Vila do Mar, de construção de casas populares na grande Fortaleza, "menina dos olhos" da prefeita.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Deixe sua opinião