O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou ontem uma viagem de quatro dias por três países da América Central. Durante sua ausência, o vice-presidente José Alencar, que retornou sábado dos Estados Unidos onde fez um tratamento experimental contra o câncer , assume o governo.
Lula embarcou ontem para El Salvador (San Salvador), onde assiste hoje à cerimônia de posse do presidente Maurício Funes. Após almoço com os chefes de Estado, ele embarca para Cidade da Guatemala (Guatemala) para compromissos com o presidente daquele país, Álvaro Colom, e autoridades locais.
Amanhã, Lula partirá para San José (Costa Rica) onde se encontrará com o presidente Oscar Arias no dia seguinte. O presidente retorna na quarta-feira e deve chegar a Brasília na madrugada de quinta-feira.
Alencar
O vice-presidente chegou sábado a Brasília, por volta das 22 hptas. Segundo sua assessoria, ele está "ótimo" para assumir a Presidência.
Alencar estava em Houston (Texas) desde a última terça-feira para tentar se qualificar para um tratamento experimental no centro oncológico M.D. Anderson. Ele fez exames preliminares na quarta-feira, que aprovaram sua participação no tratamento.
O vice-presidente luta desde 1997 contra a doença e passou por duas cirurgias nos últimos três anos. Menos de quatro meses após sua última operação, em janeiro, exames indicaram a volta de tumores malignos no abdome.
O oncologista Paulo Hoff, que acompanhou Alencar aos Estados Unidos, disse antes de embarcar que o tratamento é feito com dois medicamentos que estão em fase de testes. Ele explicou que os remédios são novos e não têm nome, mas que vêm mostrando mais eficiência no tratamento contra o sarcoma tipo de câncer do vice-presidente do que as drogas usuais.
Segundo o oncologista, são drogas que atuam na causa do sarcoma em si, na célula que provocou a formação do tumor, e não na célula cancerosa. Hoff afirmou ainda que o objetivo principal do tratamento é controlar a doença.
Deixe sua opinião